quarta-feira, 2 de junho de 2010

Hipertextos

Após pesquisas e leituras, não seria possível iniciar o texto sem mencionar um pouco da origem do hipertexto. Uma história de homens que superaram os limites em pleno século XVI e XVII. Nota-se o quanto foi importante as primeiras manifestações hipertextuais, (para procederem outras) através de manuscritos. Mesmo considerados por alguns um documento de difícil acesso, pois os armazenamentos de informações aconteciam de maneira hierárquica, fazendo com que as pessoas com o desejo de recuperar uma informação era necessário percorrer catálogos alfabeticamente. Entretanto, com a presença dos atuais hipertextos podemos notar a grandiosa inovação no que se referem os recursos tecnológicos. Dando-nos a capacidade para encontrar qualquer assunto em questão de segundos. A internet está aí, sendo considerada um “portal para o mundo” era digital. É o poder da globalização! Com certeza, nos possibilita uma comunicação horizontal, onde o ser humano interage com pessoas a distancia com a maior facilidade e produzindo conhecimento.
Outro ponto importante é que este espaço de interação permite a comunicação propiciando novas alternativas na construção de informação. Todo este desenvolvimento tecnológico é válido, no que se refere à dimensão intelectual. Mas será que a vida humana resume exclusivamente em informação, conhecimento e sucesso? E a dimensão humana sentimental? Considero “frio”, pois falta o contato com outras pessoas, a relação interpessoal, empatia. Sinto falta durante os estudos. Acredito que este contato pessoal aflora mais o nosso intelectual, já que os sentimentos estão interligados. Não que sou contrária às inovações tecnológicas, tenho plena consciência da importância no meio social. O que me causa inquietação são as possíveis conseqüências negativas que podem causar se não forem usadas com responsabilidade.
Quanto ao estudo aconteceu sem muitas dificuldades, pois os recursos tecnológicos me permitiram direcionamentos satisfatórios, além de ter o poder de fascinar com as informações obtidas nos links

Um comentário:

  1. Professora Maria divina eu gostei muito de ter aprendido sobre Testemunho de jeová, quero estudar outras religiões.A nossa apresentação foi muito interessante, porque a gente não aprendeu somente Testemunho de Jeová, mas também outras religiões importantes para o nossa vida.
    Um beijo
    Roberto Campos

    ResponderExcluir